Bem Vindo à Horta do Figueiral
OFICINAS RURAIS
Sobre a Horta
Este projeto surgiu de uma necessidade intrínseca, da procura de um espaço onde as crianças tivessem mais possibilidades de exploração livre num espaço exterior rico. Foi pensado para todas as idades através de oficinas rurais: para famílias pontualmente e ao fim de semana, para crianças entre os 3 e os 6 anos durante a semana e pequenos eventos.
Através das oficinas rurais pretendemos promover a formação pessoal e social, o conhecimento do mundo e a educação ambiental na comunidade em geral. Pretendemos, também, favorecer o contacto direto com animais da quinta, aprofundar conhecimentos sobre plantas, legumes, frutas e flores típicas da época e da região, abrindo horizontes pequenos e graúdos numa sociedade onde a consciência ambiental é cada vez mais necessária.
Missão
Temos como missão proporcionar momentos lúdico-educativos de contacto e convivência harmoniosa com a natureza, transmitindo conhecimentos ancestrais e significativos. Na Horta do Figueiral contactamos diretamente com a terra, podemos cavar, plantar e colher. Tratamos dos animais, alimentamo-los e convivemos com eles em perfeita harmonia. Temos um grande espaço onde decorrem as oficinas e as brincadeiras livres e um pequeno abrigo onde descansamos ou nos protegemos das intempéries. O nosso espaço pauta-se por valores como a confiança, a cooperação, a partilha, a cidadania, o respeito pelo outro e pela natureza, a empatia, a auto-estima, a gratidão e a felicidade.
Pano de fundo
Na sociedade atual a proximidade do homem com a natureza tem vindo a ser cada vez mais enfraquecida e distanciada. E apesar de mantermos esta proximidade espacial ao campo e às suas gentes, os seus saberes ancestrais passados de geração em geração têm-se vindo a perder e os seus conhecimentos e vivências não chegam aos mais novos.
Conscientes desta realidade, oferecemos um espaço cuidadosamente pensado, desenhado e construído que conta com uma horta biológica (ervas aromáticas, legumes da época, arvores de frutos) e vários animais (galinhas, patos, gansos, perus, porcos, cabras, ovelhas, uma égua, uma burra, cães, entre outros).
Linhas orientadoras
Este projeto assenta em conhecimentos e práticas na educação de infância. É inspirado pela conceção e fundamentos da pedagogia Waldorf. Onde a criança é vista como um ser holístico e todas as suas dimensões são consideradas: físicas, espirituais, intelectuais e artísticas, e na filosofia de reconexão da criança com a natureza do movimento da escola da floresta.
O grande objetivo é proporcionar às crianças uma liberdade (com limites!) dentro do espaço da Horta. Uma liberdade que lhe permita adquirir, aprofundar e consolidar conhecimentos sobre a horta e os animais do campo, sobre relações pessoais e vivências em comunidade, tornando-se uma criança mais consciente e responsável. Às famílias pretendemos proporcionar um espaço de convívio, aprendizagem e partilha de saberes.
É, também, intenção da Horta facilitar vivências de costumes e tradições ligadas à terra e às gentes algarvias.
Mentora
Ana Carmo
Uma eterna apaixonada pela natureza e pelas crianças. Formada em educação de infância e sempre com vontade de aprender mais sobre este grande tema - educação infantil.
Tem formação em parentalidade positiva, pedagogia waldorf, iniciação à escola da floresta; sempre com o intuito absorver mais conhecimentos para desempenhar melhor as suas funções e ajudar as crianças no seu pleno e harmónico desenvolvimento.
Colaboradoras
Ana Verónica Cavaco
Formada como técnica auxiliar de educação, mãe de dois meninos e apologista da disciplina positiva. Adora a natureza e tudo o que ela oferece. Acha que o importante é a forma como mostramos o mundo às crianças, que são o bem mais precioso. Apaixonada por várias pedagogias alternativas procurando o respeito e o amor envolvido na educação destes seres tão especiais. Divertida e bem disposta, sente e vive a vida. Sempre em aprendizagem no e com o mundo.
Débora Sousa Brito
Tirou o curso profissional de técnica de ação educativa e neste momento está a fazer a formação do Percurso Waldorf.
Desde muito cedo que é apaixonada por crianças e devido ao amor que sente por elas procura sempre a melhor forma de tratar e cuidar destas pérolas que o mundo nos dá.